O robô cortador de grama autônomo foi apresentado pela Husqvarna durante a Agrishow (Foto: Raphael Salomão/Ed. Globo)
A agricultura familiar vem se tornando cada vez mais um segmento de mercado para a Husqvarna. Conhecida principalmente pelos equipamentos de manutenção de áreas florestais e outros espaços verdes, a empresa sueca, que, neste ano, completa 330 anos, tem percebido uma demanda maior por seus produtos na pequena propriedade rural, afirma o vice-presidente de vendas e serviços para a América Latina, Marcos Favero, executivo que está há três anos na companhia.
“A agricultura familiar ainda é pouco mecanizada e tem que produzir mais com o mesmo espaço de terra, precisa de produtividade. Ainda estamos investigando e não temos uma medição pronta, mas começamos a ver mais solicitações da agricultura familiar. Definitivamente é um segmento de mercado para nós”, garante ele, que conversou com a reportagem durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
+ Com novas máquinas e conectividade, John Deere espera crescer até 20% na Agrishow
+ Plantadeira diminui de tamanho em 90 segundos e é destaque na Agrishow
Favero explica que, há pelo menos três anos, há uma percepção de mudança em relação à propriedade rural familiar. Nesse período, a empresa instituiu um setor para acompanhar a aplicação de suas tecnologias. Já havia uma percepção de demanda por parte desse público, diz ele, mas com esse setor específico na companhia, foram identificadas mais oportunidades de negócios.
O executivo reconhece que é ainda não consegue mensurar a participação da agricultura familiar nos negócios, levando em conta que a companhia concentra vendas em revendas agropecuárias e redes de varejo regionais. No entanto, ele acredita no potencial desse tipo de produtor, que está na maior parte das propriedades rurais no Brasil. A estratégia da empresa para chegar a esse público está baseada em estreitar o relacionamento, especialmente, em feiras e eventos.
Segundo Favero, os resultados de participação em feiras de agronegócio têm sido positivos. E, para a Agrishow, a expectativa é manter o crescimento nos negócios. Ele destaca que, ao longo de 2018, foram feitos lançamentos de mais de 40 produtos. Neste ano toda a linha está disponível para os clientes.
+ Agrishow reúne o que há de mais avançado em tecnologia do campo
Uma das novidades no evento de Ribeirão Preto é um pequeno robô cortador de grama totalmente autônomo. Segundo a Husqvarna, o equipamento movido à bateria, é programado para percorrer um perímetro limitado. Quando a bateria está no fim, ele interrompe o serviço e retorna para o ponto de recarga. E, se há alguma tentativa de furto, o sistema trava e só volta a funcionar através de uma senha.
A empresa também está demonstrando suas linhas de portáteis, como roçadeiras e motosserras; motocultivadores e pulverizadores; um a linha de cortadores de grama motorizados aptos para o trabalho em áreas de 60 mil a 200 mil metros quadrados.
“Mesmo sendo uma feira voltada para propriedades de grande porte, acaba atraindo os pequenos. E o grande produtor também compra os equipamentos, especialmente para a manutenção de áreas”, analisa.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural