Colheita de amendoim em fazenda na regio (Foto: Silva Junior/Ed. Globo)
O PIB do agronegócio brasileiro recuou 0,15% em janeiro, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Pesquisadores do Cepea atribuem a queda ao desempenho da pecuária, que cedeu 0,6%, já que o segmento agrícola registrou estabilidade. "Entre os segmentos do agronegócio, apenas o de insumos cresceu em janeiro, mantendo a tendência de alta já verificada em 2018", disse o centro de estudos em nota.
+ Agricultura incluirá mais agricultores no programa Selo Combustível Social
+ Etanol sobe em 18 estados, diz ANP; preço médio avança 2,13% no País
O segmento de insumos agrícolas foi impulsionado pelas indústrias de fertilizantes e de defensivos. "Quanto ao ramo pecuário, a alta no segmento de insumos em janeiro refletiu principalmente o comportamento da indústria de rações, favorecida pela elevação de preços. Apesar disso, o faturamento esperado para essa indústria segue pressionado pela menor produção esperada, prejudicada, entre outros fatores, pelas restrições à importação do frango brasileiro."
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural