Skip to main content

Porta exerto (Foto: Divulgação Embrapa)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maior desafio para a cultura da goiaba, o nematoide-das-galhas (Meloidogyne enterolobii), poderá ser controlado com uma ferramenta eficaz. Após quase dez anos de pesquisa, a Embrapa está lançando uma nova variedade de porta-enxerto resistente ao patógeno. A cultivar BRS Guaraçá, uma planta híbrida, com características de goiabeira e de araçazeiro, será lançada nesta quarta-feira (24/4), na solenidade comemorativa pelos 46 anos da Embrapa.

+ Plataforma AgroSaber quer divulgar informações técnicas sobre defensivos

O nematoide-das-galhas é um patógeno de solo, que invade as raízes da goiabeira, destruindo a planta por dentro até provocar a sua morte. Por isso, até o momento, as estratégias de controle adotadas têm obtido resultados limitantes ou ineficientes.  O nematoide está presente em 19 estados brasileiros. No Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia), um dos principais polos de produção de frutas do país, sua presença destrutiva em pomares de goiabeira foi identificada em 2001, dizimando mais da metade da área cultivada na região.

+ Fendt inaugura operação no Brasil com tratores de grande porte

Nas avaliações realizadas pela Embrapa do enxerto da BRS Guaraçá com as principais variedades comerciais de goiabeira “Paluma” e “Pedro Sato”, não foram observadas exsudações, rachaduras no caule das plantas enxertadas ou diferenças de diâmetro no local da enxertia, indicando a sua compatibilidade. As cultivares enxertadas apresentaram produção em torno de 40 toneladas de frutas por hectare, em colheitas realizadas 30 meses após o transplantio, com altura das plantas superior a 2 metros.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply