Skip to main content

Somente em um dos partos, Elegância atingiu produção de mais de 8.280 litros de leite. (Foto: ABS)

 

Uma vaca do interior de Minas Gerais atingiu a marca de 100 mil litros de leite produzidos, quantidade muito acima da média nacional para animais de até 15 anos da raça girolando meio sangue. Aos 12 anos, a vaca Elegância já acumula oito partos, número também superior ao registrado em bovinos do tipo, que é em média de cinco a seis. Com o diferencial da longevidade, ela agora passa pela nona gestação e integra a lista de vacas com maior produção de leite da raça no país.

Elegância é fruto de embriões de origem húngara da raça holandesa e pertence à ABS, empresa de inseminação artificial. Ela vive na Fazenda NF Irmãos, no município de Delta (distante 495 km de Belo Horizonte), e, pela grande quantidade de leite, entrou para um seleto grupo de vacas que atingiram tal produção.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em pesquisa divulgada em 2018, a produção média de leite de vacas girolando meio sangue, ou seja, que são fruto do cruzamento de raças de Holandesa e Gir leiteiro, no período médio de lactação das vacas da raça, de 305 dias, foi de 5.041 litros. Elegância, somente em seu terceiro parto, no ano de 2011, teve lactação que durou 501 dias e atingiu produção de mais de 8.280 litros no período.

Até o momento, a vaca de Minas Gerais possui produção vitalícia de 100.593,85 quilos leite em 3.144 dias.

Touro Galáctico é um dos filhos gerados pela vaca Elegância. Ele é touro responsável pela produção e comercialização de sêmen(Foto: Divulgação)

 

Em razão dos altos números, Elegância consta no ranking da Associação Brasileira de Criadores de Girolando como a terceira vaca de maior produção vitalícia na história da raça no mundo. Prestes a ter seu nono parto, no próximo mês, o animal deve subir ainda mais posições na lista.

+ Touro Dólar Dabliu Delib, um dos mais vendidos do país, morre aos 12 anos
+ Mulheres ajudam vaca em parto difícil e salvam o bezerro

Ainda de acordo com a Embrapa, na “Avaliação Genética de Vacas”, onde são identificados indivíduos geneticamente superiores, Elegância possui valor genético acima de 1000 kg/leite, motivo pelo qual foi escolhida para ser mãe de touro da central de inseminação da ABS para comercialização de sêmen. A vaca gerou o touro Galactico, um girolando ¾, que faz parte da bateria da empresa.

O gerente da ABS, Fernando Rosa, explica que a produção vitalícia de Elegância está relacionada à longevidade. Vacas com essa característica são mais lucrativas levando em consideração os investimentos na criação e, por esse motivo, permanecerem produtivas mais tempo no rebanho retardando seu descarte involuntário.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply