Skip to main content

Cão resgatado pela ONG Humane Society of Missouri (Foto: Humane Society Of Missouri)

 

A Humane Society Of Missouri (HSMO), uma organização de proteção animal localizada no Missouri, Centro-Oeste dos Estados Unidos, inovou na forma de ressocializar os animais maltratados, negligenciados ou abandonados e que foram resgatados pela ONG. A instituição criou um programa de leitura para os animais. A iniciativa é executada por jovens voluntários entre seis e 15 anos de idade, cadastrados pelos respectivos responsáveis e, segundo os profissionais da instituição, é benéfica não apenas para os animais como para os jovens. As crianças aprendem a criar empatia e compaixão, além de desenvolvem habilidades para leitura. “O programa também faz com que essas crianças causem um impacto positivo no mundo, por estarem ajudando animais com necessidades”, afirmou Joellyn Klepacki, diretora de educação da HSMO.

Porco resgatado (Foto: Humane Society Of Missouri)

Já para os bichos, que geralmente são cães qualificados como tímidos e ansiosos, são encorajados a se aproximarem mais à frente dos canis quando algum voluntário de adoção estiver no local para escolher seu futuro mascote. Os mais desinibidos, são adotados rapidamente, reduzindo a média de permanência no local, o que é considerado um ponto positivo, já que a duração de estadia desses animais aumenta o risco de doenças e chances deles adquirirem problemas de saúde.

A diretora não tem um número exato sobre a quantidade de animais adotados depois que o programa foi criado, mas afirma que todos os cães nos andares de adoção já tenham escutado ao menos uma leitura, porque cerca de 2.400 mil crianças inscritas no programa comparecem todos os dias para contarem histórias aos bichos. Em torno de 10 mil animais desabrigados são adotados por ano através dos serviços oferecidos no abrigo, segundo a diretora. Ao todo, os jovens voluntários já gastaram mais de três mil horas lendo para os animais”, diz ela.

Bode resgatado (Foto: Humane Society Of Missouri)

 

Sociedade Humanitária

 

 

A Humane Society of Missouri foi fundada em 1870, e está prestes a realizar o 150º aniversário. Além do programa de leitura que ajuda pets, a Organização tem um centro de reabilitação de animais de fazenda, que possui um espaço de 165 acres, chamado Longmeadow Rescue Ranch. “Nós resgatamos, reabilitamos e buscamos um novo lar para animais de fazenda de todos os tipos como cavalos, galinhas, patos, ovelhas, cabras, porcos, mini-cavalos, burros, lhamas, alpacas entre outros”, conta Klepacki.

Cavalos resgatos pela ONG  (Foto: Humane Society Of Missouri)

 

Em outra iniciativa, criou o Pet Pal, programa em que os voluntários treinam e passeiam com os cães do abrigo. Existem, também, os “pais adotivos” que oferecem o lar para cuidarem dos animais que possam estar doentes ou que são filhotes. A ONG oferece educação humanitária para que esses “pais” aprendam como se deve educar pets a serem gentis e comportados dentro e fora de casa, além de como brincar e realizar atividades com esses bichos adequadamente. O abrigo tem cerca de 250 funcionários empenhados e aproximadamente 900 voluntários dedicados, disse a diretora. 

porco-resgatado (Foto: Humane Society Of Missouri)

De acordo com Joellyn, nenhum imposto é destinado à ONG. Todo o dinheiro para custear os serviços são frutos de contribuições privadas de pessoas físicas, corporações e doações.

Os interessados em adotar algum bicho da HSMO preenchem um breve questionário e passam por uma entrevista de adoção. Também há uma taxa mínima de adoção que é utilizada para cobrir apenas uma parte do custo que foi destinada aos cuidados do animal adotado.

 

 

 

 

 

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply