Skip to main content

Sementes  (Foto: Thinkstock)

 

Uma operação de fiscalização no Rio Grande do Sul resultou na apreensão de 198 toneladas de sementes sem origem ou procedência, de diversas espécies. Entre elas, 40,4 toneladas de sementes de aveia branca, conhecida como aveia ucraniana e que não é comercializada legalmente no Brasil, informa em nota a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do RS, que realizou a ação juntamente com o Ministério da Agricultura.

De acordo com a Seapdr, a apreensão ocorreu no município de Lagoa dos Três Cantos, em uma empresa que estava com o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) cancelado desde fevereiro de 2016.

+ Produção de grãos na safra 2018/19 deverá ser a 2ª maior da história
+ Grupo argentino investe em terminal de grãos e líquidos em Porto Murtinho

"A partir das notas fiscais apreendidas na empresa, a Seapdr estima que já foram comercializadas mais de 3 mil toneladas de sementes piratas, o que seria suficiente para semear cerca de 30 mil hectares (100 quilos por hectare, em média)", diz a nota. A secretaria informa, ainda, que a operação de fiscalização no Estado se iniciou no dia 10 de abril e prosseguirá. "O foco é a produção, o beneficiamento e a comercialização de sementes que não têm inscrição no Sistema Nacional de Cultivares", explica a secretaria.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply