Skip to main content

Os preços compensadores e as condições climáticas favoráveis estimularam o aumento dos investimentos nas lavouras de algodão (Foto: Globo Rural)

 

O Brasil deve colher uma produção recorde de 6,249 milhões de toneladas de algodão herbáceo em 2019, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de março, informou nesta quinta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa um crescimento de 12,2% em relação ao levantamento referente a fevereiro, divulgado no mês anterior. Na comparação com a safra de 2018, a produção de algodão deste ano será 26,7% maior. Segundo o IBGE, os preços compensadores e as condições climáticas favoráveis estimularam o aumento dos investimentos nas lavouras de algodão.

"A área plantada vem aumentando desde o ano passado. Os preços estão elevados no mercado internacional, então é o segundo ano que a gente vem aumentando a produção de algodão. Este ano, com o favorecimento das condições climáticas, a gente tem aí esse recorde de produção", justificou Carlos Alfredo Guedes, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

+ Exportação de algodão sobe 107% em volume e 102% em receita em março
+ Safra de algodão em 2019 será recorde, 13,0% maior do que em 2018, diz IBGE

Houve redução de oferta de algodão em 2018 nos principais países produtores, ao mesmo tempo em que é esperado um aumento no consumo, uma vez que os estoques chineses de pluma estão reduzidos, ressaltou o IBGE.

Em março, a Bahia informou um crescimento de 8,6% na produção em relação ao previsto em fevereiro. A safra estimada do Estado alcançou 1,4 milhão toneladas, correspondendo a 21,9% do total a ser colhido pelo País este ano. "Ano passado a produção foi muito boa, o produtor ganhou dinheiro. E os preços se mantiveram atraentes. Então os produtores investiram mais. O aumento de produção ainda está sendo sustentado por aumento de área plantada", explicou Carlos Barradas, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

Mato Grosso espera uma produção de 4,2 milhões de toneladas de algodão, aumento de 12,8% em relação à estimativa do mês anterior. O Estado deve produzir 67,6% de todo algodão a ser colhido pelo País em 2019. Em relação a 2018, houve melhora nas expectativas de safra do Maranhão (25,2%) e no Piauí (143,7%).

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply