Skip to main content

Tempura (Foto: Getty Images)

 

A região norte do país é extremamente rica em variedades: 180 tipos de frutas comestíveis e 2.500 tipos de árvores. Com forte influência da cultura indígena, a culinária da região vive muito de sua flora, como é o caso da urtiga, uma planta cujas folhas são ricas em ácido fórmico, o que causa queimação e coceira em contato com a pele. Mas, se fervidas previamente, as folhas novas podem ser empregadas em saladas, sopas, sucos ou até mesmo em tempuras. 

O chef Hiroya Takano, do estado do Amazonas, contou a receita de seu tempura de urtiga no livro Culinária Brasileira, Muito Prazer, da escritora Roberta Malta Saldanha (Editora Alaúde).

+ Culinária árabe: aprenda a fazer a sopa Kibe Labanie
+ Moussaka: como fazer berinjela grelhada com carne moída
 
Confira abaixo como preparar este prato típico:
 
Receita de Tempura de Urtiga

Ingredientes para a Massa
12 folhas de Urtiga
1 ovo
500 ml de água gelada
4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de Preparo
Bata o ovo ligeiramente e acrescente a água gelada. Junte aos poucos a farinha de trigo, mexendo até obter uma massa homogênea e fina. Passe essa mistura em apenas um dos lados das folhas de urtiga. Frite as folhas por imersão em óleo quente (180ºC) de 1 a 3 minutos, ou até que fiquem ligeiramente douradas. 

Com o auxílio de uma escumadeira, retire as folhas e deixe escorrer em uma grade. Reserve.

Ingredientes para o Molho
2 xícaras (chá) de caldo de peixe
½ xícara (chá) de shoyu
1 xícara (café) de saquê mirin
½ xícara (chá) de nabo ralado

Modo de Preparo
Em uma panela, junte o caldo de peixe, o shoyu e o saquê mirin e leve ao fogo brando para aquecer. Por último, acrescente o nabo ralado. Sirva o tempura imediatamente com o molho.
  
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply