Skip to main content

World Pork Expo 2018. Evento recebe cerca de 20 pessoas, anualmente (Foto: Divulgação)

 

O Conselho Nacional dos Criadores de Suínos (NPPC, na sigla em inglês) anunciou o cancelamento de uma exposição do setor sob a alegação de risco de introdução da peste suína clássica no território americano, informa, nesta quarta-feira (10/4) a imprensa local. Realizada, em Des Moines, no Estado de Iowa, a World Pork Expo recebe, anualmente, cerca de 20 mil visitantes durante três dias, incluindo pessoas de regiões que, atualmente, têm registrado casos da doença.

"Decidimos exercitar a extrema cautela", disse o presidente da NPPC, Dabid Herring, de acordo com o site Farm Journal's Pork. "A saúde do rebanho suíno dos Estados Unidos é primordial. A vida dos nossos produtores depende disso. A prevenção é a única defesa contra a peste suína africana e a NPPC continuará fazer tudo o que poder", acrescentou. A exposição deste ano seria realizada entre os dias 5 e 7 de junho.

+ Piauí decreta estado de emergência com caso de Peste Suína Clássica
+ Brasil exportou menos carne suína em março, informa ABPA

Ainda conforme a publicação, a entidade alega que a suinocultura norte-americana é altamente dependente de exportações. Um contágio por peste suína africana poderia poderia causar imediato fechamento de mercados em meio a um cenário de "ventos contrários" aos negócios do setor, provocadas especialmente pode disputas comerciais com grandes mercados.

O site informa também que a decisão de cancelar o evento, informa o site, foi tomada depois de um encontro de mais de 100 produtores com congressistas americanos, e Washington, capital do país. Os suinocultores reivindicaram aos parlamentares a liberação de recursos para alocar cerca de 600 fiscais agropecuários ao serviço de proteção de fronteiras com a intenção de reforçar a vigilância contra a doença.

A peste suína africana é uma doença com alto risco de mortalidade em suínos domésticos e selvagens. Atualmente, um dos principais surtos da doença no mundo tem sido registrado na China.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply