Skip to main content

Colheita de soja  (Foto: United Soybean Board/CCommons)

 

A produção brasileira de soja na safra 2018/19 está projetada 114,6 milhões de toneladas em comparação com 112,9 milhões de t previstas há um mês. A estimativa é baseada em área de 35,9 milhões de hectares (aumento de 2%) e produtividade de 53,2 sacas por hectare (queda de 6%). Até 4 de abril, 84% da área cultivada no País estava colhida, conforme levantamento da consultoria AgRural, divulgado nesta quarta-feira, 10.

Conforme a AgRural, a nova projeção considera as "condições climáticas favoráveis de fevereiro e março, que beneficiaram as áreas plantadas mais tarde".

Nesta revisão, a AgRural elevou a produtividade média esperada em diversos Estados, com destaque para Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Maranhão, que têm calendário mais tardio e cuja colheita vem mostrando produtividades acima do esperado.

+ USDA reduz estimativa de estoques de soja nos EUA e aumenta os de milho
+ USDA mantém previsão de estoque de farelo de soja e reduz estimativa de produção

Apesar da revisão para cima, a produção de 114,6 milhões de toneladas é inferior ao potencial de 121,4 milhões de toneladas divulgado no fim de novembro passado, antes da onda de tempo quente e seco que, em dezembro e janeiro, prejudicou as áreas de soja plantadas mais cedo.

Em relação à safra passada, quando o Brasil produziu 119,3 milhões de toneladas, as maiores perdas em números absolutos ocorreram no Paraná (redução de 2,6 milhões de toneladas, ou -14%) e em Mato Grosso do Sul (perda de 1,5 milhão de toneladas, ou -16%). A AgRural divulgará uma nova estimativa de produção na primeira quinzena de maio.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply