Com a chegada da primavera no Hemisfério Norte, as andorinhas retornam para o Reino Unido após completarem o voo migratório de cerca de 5.000 milhas (Foto: Getty Images)
Já imaginou voltar para casa após uma viagem exaustiva e se deparar com uma ordem de despejo? É isso o que vem acontecendo com milhões de aves no Reino Unido.
Com a chegada da primavera no Hemisfério Norte, as andorinhas retornam para o Reino Unido após completarem o voo migratório de cerca de 5.000 milhas (mais de 8 mil quilômetros) da África do Sul, onde passam o inverno. Mas este ano, elas tiveram uma recepção um tanto hostil.
Um grupo de supermercados, após a reclamação de clientes sobre excrementos de pássaros, decidiu implantar redes que impedem o acesso das aves ao local de reprodução para onde as andorinhas retornam todos os anos para se aninharem. O supermercado lavou os ninhos com mangueiras elétricas, tornando a casa de verão das aves por muitos anos completamente inacessível.
+ Como transportar pets no ônibus, trem e metrô de São Paulo
+ Conheça a observação de aves, trabalho que une lazer, natureza e ciência
Ao retornarem e ficarem presos nas redes, as aves não conseguiriam botar ovos, o que agrava o já trágico quadro de uma espécie que enfrenta declínios entre 20% e 50% em toda a Europa desde a década de 1970.
Parte da população está “consternada” com a situação. Uma petição pública, que já reúne mais de 170 mil assinaturas, quertornar ilegal o uso dessas redes em espaços tomados pela construção civil. Qual a sua opinião sobre este caso? Comente em nossas redes sociais.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural