Agência americana propôs mudanças regulatórias para liberar as vendas de gasolina com uma mistura de 15% de etanol durante todo o ano. (Foto: Marcelo Min)
Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) concluiu que a combustão do etanol feito com milho emite 39% menos gases de efeito estufa do que a combustão da gasolina. Já as emissões do etanol refinado em refinarias alimentadas por gás natural são 43% menores do que as da gasolina, diz o USDA. O secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, disse que o estudo valida a iniciativa do governo Trump de tornar a gasolina E15 – que contém uma mistura de 15% de etanol – disponível para consumidores durante o ano inteiro. "Eu reconheço os esforços do administrador da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), Andrew Wheeler, para finalizar a regra E15 antes do início da alta temporada", disse Perdue. A Administração de Informação de Energia (EIA) considera que a alta temporada para consumo de gasolina e diesel nos EUA vai do começo de abril até o começo de setembro.
+ Produtores etanol do Nordeste e estados vizinhos criam entidade setorial
+ Etanol sobe em 16 estados e no DF, diz ANP
Normalmente, a gasolina no país contém 10% de etanol. Em março, a EPA propôs mudanças regulatórias para liberar as vendas de gasolina com uma mistura de 15% de etanol durante todo o ano. Atualmente, a EPA proíbe a E15 durante o verão, por temores de que a mistura contribua para aumentar a fumaça em dias quentes.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural