Skip to main content

 

Até novembro, o clima favoreceu o desenvolvimento da safra de soja, de acordo com a Datagro. (Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação) 

A consultoria Datagro anunciou nesta terça-feira aumento em sua previsão de produção de soja no Brasil em 2018/2019 para 112,9 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 8% ante o ciclo anterior 2017/2018. Até o mês passado, a consultoria projetava produção de 112 milhões de toneladas. Apesar de ser uma área recorde, de 36 milhões de hectares (+2% ante o ciclo anterior), a produtividade deve fechar 9% abaixo de 2017/18, em 3.145 quilos por hectare.

"Até novembro o clima foi bem favorável, o que permitiu a aceleração do plantio mas em dezembro e parte de janeiro ocorreram perdas significativas por falta de chuvas", disse o chefe de Grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Jr., citando o clima irregular em partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

+ Exportações do complexo soja sobem 4,2% em volume mas recuam 2,3% em receita
+ Consultoria eleva previsão de safra de soja e exportação do Brasil

Isso reduziu o potencial da safra, que era inicialmente de 125 milhões de toneladas. Ele ponderou, contudo, que as lavouras mais tardias vêm registrando resultados melhores do que as precoces, o que tem contribuído para elevar a produtividade média ante os resultados iniciais da safra. Segundo a Datagro, até sexta-feira, 77,9% da safra estava colhida, em comparação com 77,43% da média histórica.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply