Skip to main content

Novo herbicida teve sua eficácia comprovada por testes em mais de duzentos experimentos (Foto: Thinkstock)

 

Com a promessa de reduzir pela metade o índice de repasse de produto, a Bayer lançou nessa quarta-feira (27/3) um herbicida inédito para a produção canavieira, o Provence Total. Os maiores produtores de cana-de-açúcar brasileiros, São Paulo e Goiás, acumulam o índice médio de 20% de repasse de defensivos contra plantas daninhas e, com a novidade, o percentual poderá cair para 10%, segundo a empresa.

A nova janela de controle de plantas daninhas, como o capim colchão, colonião, brachiaria e picão preto propiciará melhor gestão da matocompetição, ou seja, a identificação das plantas daninhas que interferem no cultivo. Conforme a Bayer, a nova formulação direciona de maneira mais eficaz os níveis de pulverização, independente das variáveis, como solo e chuva. Além disso, o produto não exige mistura e isso significará diminuição nos custos de aplicação do produtor. Sua eficácia no campo pode ser alcançada com doses que vão de 200 a 250 ml do produto por hectare.

Com formulação química inédita, por meio do componente Isoxaflutole, o agrotóxico promove o prolongamento residual do herbicida em quase 200 dias.

“Uma das frentes de inovação é no trato e manejo porque existe a possibilidade, em razão da residualidade que o produto te dá, de evitar o repasse. Com isso, você pode desprender o repasse para fazer outra atividade que não seja de herbicidas, como transporte de adubo ou qualquer outra função dentro da usina”, explica Carlos D’Arce, gerente estratégico de Marketing para Herbicidas e Reguladores de Crescimento da Bayer.

Além disso, os efeitos também poderão ser observados positivamente, conforme D’Arce, na sustentabilidade, uma vez que a menor utilização de maquinário resulta em menos emissão de gases, menos consumo de água e menos combustível fóssil. “O canavial também deixa de sofrer pisoteio, que pode reduzir sua vida útil por conta da compactação de solo”, completa o gerente.

+ Moagem de cana no Centro-Sul atinge 1,59 milhão de toneladas
+ Bayer sofre revés em segundo julgamento envolvendo glifosato

No cultivo de cana-de-açúcar, quanto maior o tempo de convivência das plantas daninhas com a cultura, maior será o impacto causado, particularmente se a convivência ocorrer nos primeiros 90 dias do ciclo do canavial. Segundo a Bayer, o novo herbicida teve sua eficácia comprovada por testes em mais de duzentos demoplots, isto é, propriedades em diferentes estados brasileiros na safra 2018/2019.

Processos judiciais

O lançamento do Provence Total ocorre em meio à crise enfrentada pela Bayer em razão do defensivo Roundup. Isso porque um júri em São Francisco deu ganho de causa a um homem que alegou ter desenvolvido câncer por causa da exposição ao herbicida, no segundo caso envolvendo o produto da Bayer a ir a julgamento. Agora, o júri deve começar a analisar evidências para decidir separadamente se a Monsanto, comprada pela Bayer no ano passado, deve ser responsabilizada, o que poderia resultar em indenizações substanciais.

Ao todo, de acordo com dados da própria empresa, estão em andamento 11.200 processos judiciais envolvendo o Roundup. Outros seis julgamentos devem começar neste ano em tribunais federais e estaduais dos EUA.

Cana-de-açúcar

Levantamento da União da Agroindústria da Cana-de-Açúcar (Unica) mostrou que as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 1,59 milhão de toneladas de cana-de-açúcar na primeira metade de março, queda de 53,48% em relação à moagem do mesmo período de 2018 (3,42 milhões de toneladas).

O motivo da menor moagem com relação ao ano passado é que há, atualmente, um menor número de unidades em operação e, ainda, devido ao clima mais chuvoso no início do mês, que dificultou a operacionalização da colheita.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply