Skip to main content

Segundo os analistas do IEA, a redução na produção de frangos pode estar relacionada com o ano conturbado. (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

A produção paulista de carne de frango alcançou 1,3 milhão de toneladas em 2018, um decréscimo de 11,1% ante o ano anterior. Já o setor de suínos produziu 103,9 mil toneladas de carne no Estado, aumento de 8,4% em relação a 2017.

Os dados, divulgados na segunda-feira, 18, fazem parte do levantamento anual da Secretaria de Agricultura do Estado por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA), e considera as análises feitas entre os dias 1º e 20 de novembro de 2018.

Segundo os analistas do IEA, a redução na produção de frangos pode estar relacionada com o ano conturbado, com crises no setor de transportes como a greve dos caminhoneiros. Há também o reflexo de aspectos sanitários com a suspensão de algumas plantas frigoríficas por problemas de contaminação de lotes. "O primeiro fator levou a muitas perdas econômicas diretas, e o segundo a prejuízos nas exportações e no mercado interno", diz o estudo.

+ Mercado global de frango deve melhorar gradualmente em 2019
+ Fevereiro determinou bimestre positivo para carne suína, diz ABPA

No ano passado, o plantel de aves de corte estava em 115,9 milhões de cabeças alojadas e um total de 591 milhões de cabeças prontas para abate. Entre as aves de postura, a estimativa é de 51,9 milhões de cabeças.

Em contrapartida, a produção de ovos cresceu 8,8% em relação a 2017, totalizando 1,2 bilhão de dúzias. "Esse aumento se deve ao fato de que proteínas mais acessíveis nos períodos de queda no poder aquisitivo tornam-se mais interessantes para o equilíbrio do orçamento familiar", explica o IEA. Assim, o descarte de poedeiras pode ser adiado com o objetivo de aumentar a produção de ovos.

 

Suínos

A perspectiva para a produção de suínos indica um total de 894,2 mil cabeças em São Paulo. Os animais prontos para o abate alcançaram 1,3 milhão de cabeças. Para o instituto, o aumento na produção de 8,4% na produção da carne sinaliza recuperação ante a queda verificada em 2017. "A produção de suínos no Estado de São Paulo tem a difícil tarefa de lidar com custos altos e uma demanda dividida entre carne bovina e carne de frango", cita o estudo.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply