ExpoZebu é o maior evento da raça zebuína do mundo.(Foto: Divulgação/ABCZ)
Estou em Uberaba, no movimentado Triângulo Mineiro, preparando reportagens para a edição de abril da revista. O tema: 100 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a realização da 85ª ExpoZebu, de 27 de abril a 5 de maio.
Esta será a 34ª vez que estarei cobrindo a ExpoZebu. Por falar em maior feira, ela vai ganhar ainda mais fôlego por conta do centenário da ABCZ. Pelo menos 280 mil pessoas deverão visitar o Parque Fernando Costa. “É pelo menos 20% a mais de público em relação ao ano passado”, diz Arnaldo Machado Borges, presidente da entidade que representa 22 mil pecuaristas de todo o Brasil.
Tem mais: o movimento geral da ExpoZebu pode emplacar R$ 200 milhões, valor superior ao de 2018, antecipa Arnaldo.
E a ExpoZebu deste ano quer entrar no livro de recordes. Sabe quantas toneladas de carne serão preparadas durante o evento: seis toneladas de carne. Repito: seis toneladas de carne.
Quem está bastante satisfeito é João Gilberto Bento, gerente comercial da ABCZ e organizador do Dia de Campo, evento que é promovido durante a ExpoZebu. Em parceria com a Embrapa, anuncia João Gilberto, haverá exposição de diversas forrageiras como Igyporã, Tamani, Zuri, Quência, Paiaguás e Piatã.
“Os visitantes também conhecerão um exemplo de Integração Lavoura Pecuária, formado por plantações de milho e sorgo consorciadas com braquiária, e as variedades silvícolas de teca, acácia, mogno africano, nim e eucaplito”, informa. Depois de algum tempo reencontrei em Uberaba minha velha conhecida Claudia Junqueira. Claudia é pecuarista em Guará (SP) e diretora comercial e de marketing da ABCZ. Sabe tudo de pecuária.
Ela está bastante otimista com a atividade. “As inovações e resultados positivos da nossa pecuária tem feito os olhos se voltarem para nós. Agora até a Índia, onde o zebu nasceu, vem atrás do gado aqui selecionado. E a tendência é de crescimento.”
O que impressiona os estrangeiros, segundo Claudia, é o boi a pasto produzido no Brasil, onde a pastagem predomina.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural