Skip to main content

Lavoura de soja com ferrugem. (Foto: Divulgação)

 

A empresa Tropical Melhoramento & Genética (TMG) informou nesta terça-feira, 12, ter obtido aprovação de patente inédita no Brasil para método de controle da ferrugem da soja. Concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), a patente garante a propriedade intelectual do método de identificação e seleção de plantas de soja contendo gene de resistência à ferrugem (Rpp5) por meio do uso de marcadores moleculares.

Segundo o diretor-presidente da TMG, Francisco Soares Neto, a patente "vem agregar valor ao agronegócio brasileiro". Por meio do desenvolvimento do método, a TMG passou a ofertar cultivares com a tecnologia Inox, que restringe a progressão do fungo, evitando a sua multiplicação e esporulação.

+ Andef condena plantio de soja para semente própria em fevereiro
+ Brasileira e israelense fazem parceria para criar soja resistente a nematoide

"A patente é ainda um incentivo à inovação, o que mantém a pesquisa de novos genes que permitirão a manutenção de tecnologia Inox ao longo do tempo, com a combinação de inúmeros genes para ampliar e auxiliar o controle da ferrugem", disse Soares Neto.

Conforme o gestor de pesquisa da TMG e um dos responsáveis pela patente, Alexandre Garcia, a genética é uma ferramenta para atingir bons resultados de produtividade, mas o manejo adequado também é importante para o resultado da lavoura. "É imprescindível fazer as aplicações de fungicidas normalmente e seguir as recomendações de manejo", disse. Segundo ele, a adoção da tecnologia associada ao uso de fungicidas resulta em um melhor controle e maiores produtividades na comparação com variedades suscetíveis à ferrugem.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply