Skip to main content

Tereza Cristina também elogiou o ministro Paulo Guedes. (Foto: Adriano Machado)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse em Não-Me-Toque (RS) que as negociações sobre o montante de recursos para o Plano Safra 2019/20 estão bem encaminhadas com o Ministério da Economia e elogiou o ministro Paulo Guedes. "O ministro Paulo Guedes sabe o tamanho e o que o agronegócio significa para a economia brasileira", disse ela em entrevista na Expodireto Cotrijal.

"Ainda estamos discutindo, temos um orçamento e precisamos achar a taxa que vai equalizar os juros." Tereza Cristina disse que já estão garantidos os mesmos valores do atual Plano Safra, mas que ela tem esperança de "ganhar um pouco mais". "Estamos trabalhando para que os juros livres também caiam, para diminuir os spreads bancários. E também para melhorar o seguro rural."

Para a agricultura familiar, a ministra disse que não adianta dar o crédito sem oferecer também melhor assistência técnica: "Não adianta dar o crédito e não dar as condições para o pequeno agricultor estar nesse patamar. Queremos massificar o crédito e dar tecnologia ao produtor através da assistência técnica".

+ Plano Safra 2019/20: Contag apresenta demandas a Tereza Cristina
+ Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra

Sobre o ritmo de crescimento da agricultura, a ministra disse que o Brasil precisa abrir novos mercados de exportação, o que não é uma coisa simples. Ela lembrou que a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) diz que o Brasil terá de produzir 41% mais alimentos em 30 anos para suprir o mundo. "Abertura de mercado é uma guerra, mas, com a qualidade de nossos produtos, reduzindo a burocracia e o custo oculto enfrentado pelo nosso agricultor, tenho certeza de que vamos ser cada vez mais competitivos".

Na entrevista, a ministra confirmou que acompanhará o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, semana que vem, quando vai tentar reabrir o mercado norte-americano para a carne bovina in natura nacional. Ela tranquilizou os produtores dizendo que o Brasil continuará exportando muita carne de frango para os países árabes.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply