Skip to main content

No ano passado, a maior parte da produção de grãos seguiu para o mercado asiático (Foto: Pixabay/821292/Creative Commons)

 

O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), instalado no Porto de Itaqui, em São Luís (MA), movimentou 6,3 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja) em 2018, 43,2% a mais do que as 4,4 milhões de toneladas registradas em 2017.

Os dados foram antecipados ao Broadcast Agro pelo Consórcio Tegram-Itaqui, que administra o terminal. No ano passado, a maior parte da produção seguiu para o mercado asiático. Outros destinos foram Europa, África e América do Norte. No total, 99 navios receberam cargas no terminal maranhense em 2018. Em 2017, foram 70 embarcações. Já no ano fiscal de 2018, encerrado em julho, o Tegram movimentou 5,4 milhões de toneladas.

+ Safra de soja em 2019 será 3,8% menor do que em 2018, diz IBGE
+ Exportações do complexo soja sobem 54,1% em volume e 63% em receita

A produção escoada pelo terminam maranhense teve como origem os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Mato Grosso e Pará; 56% dos grãos chegaram por modal rodoviário e 44% pelo modal ferroviário. "Há espaço para melhorar ainda mais a eficiência operacional caso a participação da descarga ferroviária seja ampliada, diminuindo períodos de ociosidade", disse o Tegram em nota.

O Consórcio Tegram-Itaqui é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (ligada à trading NovaAgri, do grupo japonês Toyota Tsusho), Glencore Serviços (da trading Glencore), Corredor Logística e Infraestrutura (braço de logística do Grupo CGG, que tem ainda uma trading e produção de grãos) e ALZ Terminais Portuários (das tradings Amaggi, Louis Dreyfus e Zen-Noh Grain).

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply