Skip to main content

Apresentação da Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont, no Show Rural Coopavel (Foto: Divulgação)

 

Um ambiente tecnológico que apresentou diversas soluções em biotecnologia, sementes e proteção de cultivos. Foi assim a presença da Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont, no Show Rural Coopavel, um dos principais eventos agropecuários do País, no início de fevereiro. Mais de 288 mil visitantes passaram pelo local, em Cascavel, no Paraná.

No estande da Corteva, os visitantes puderam assistir a projeções mapeadas que demonstravam os estragos causados por plantas daninhas resistentes, pragas e doenças nas lavouras.

“Na área voltada para as boas práticas transmitimos ao produtor uma gama de conhecimentos voltados ao manejo sustentável, pensando em como ele vai utilizar as soluções que estamos disponibilizando e fazer com que elas tenham uma eficiência e uma longevidade maior”, explica Lucas Silveira, Gerente Comercial da Brevant, marca de sementes da Corteva. “Trouxemos o nosso portfólio completo de sementes e  produtores do Brasil inteiro tiveram a indicação da melhor variedade de soja e milho para o seu local de produção”.

Para a pecuária, os visitantes também puderam conferir o conceito da Operação Limpa Pasto, que mostrava como a Tecnologia XT, família de herbicidas recentemente lançados pela empresa, que auxilia na eliminação da matocompetição de plantas daninhas duras e muito duras com o capim.

A Corteva também levou ao evento a tecnologia PowerCore Ultra, que garante grande controle dos principais insetos que atacam a cultura do milho como a Lagarta-do-cartucho, Braca-do-colmo, Lagarta-da-espiga, Lagarta-elasmo, Lagarta-rosca e Lagarta-preta-das-folhas. No estande da Brevant, a inovação ficou por conta de uma sessão de cinema que informava os visitantes a respeito dos diferenciais desta tecnologia.

Tecnologia Enlist

Outra grande novidade que a Corteva expôs no Show Rural Coopavel foi um estande exclusivo de Enlist. Segundo Diego Rorrato, gerente de marketing e um dos responsáveis pela apresentação da tecnologia no evento, o Enlist representa uma evolução no controle de plantas daninhas, pois permite o uso de 2,4-D, glifosato e glufosinato nas lavouras de soja e milho, visando diminuir os efeitos negativos causados por estas plantas, que chegam a comprometer até 60% da produtividade. “A tecnologia Enlist irá auxiliar o produtor a combater as plantas daninhas de difícil controle, devido a possibilidade de aplicar 2,4-D, glifosato e glufosinato sobre as lavouras de soja e milho, maximizando o potencial produtivo das culturas. Com relação ao milho, por exemplo, os híbridos PowerCore Ultra Enlist terão tolerância a estes três herbicidas, além disso, serão tolerantes ao haloxifope, que auxilia no manejo de plantas daninhas de folha estreita dentro da cultura. Importante comentar também que, teremos duas proteínas Bt na cultura da soja e quatro para a cultura do milho, auxiliando também no manejo de lagartas”, relatou Rorrato.

Oferecer uma experiência sensorial ajuda a entender mais facilmente todas as questões que envolvem a plantação. Por isso que no estande de Enlist, a Corteva destacou a importância da pulverização correta, que depende de fatores como calibragem dos equipamentos, escolha das pontas, volume de calda, até a observação das condições climáticas.

A projeção apresentada demonstrou os problemas causados pela deriva, que acontece quando a aplicação do herbicida não é realizada de forma correta e não atinge o alvo.

O fenômeno pode causar danos a lavouras vizinhas e em culturas sensíveis. Depois de fazer com que os participantes se sentissem como se estivessem dentro da lavoura em uma situação em que a aplicação de defensivos não atingiu o alvo desejado, a empresa apresentou os herbicidas Enlist com a tecnologia Colex-D, que oferecem benefícios como: baixa deriva, odor reduzido, ultrabaixa volatilidade e facilidade de manuseio.

Multiplicadores

De acordo com João Braga Barros, Líder de Licenciamento de Enlist, a participação no Show Rural Coopavel foi importante também para reunir os elos da produção de soja e fazer um intercâmbio de ideias. “Foi uma oportunidade de levar a atualização da tecnologia Enlist, que tem como foco as sementes certificadas, que são de melhor qualidade e de maior teto produtivo”. A Divisão Agrícola da DowDuPont já tem a aprovação da soja Enlist E3, que é tolerante a herbicidas 2,4-D, glifosato e glufosinato e, depois que as pesquisas forem finalizadas, a semente comercial deve estar pronta em 2019/2020.

A Corteva já tem a aprovação pelos países importadores de soja do Brasil para a tecnologia Enlist E3, que é tolerante a herbicidas 2,4-D, glifosato e glufosinato.

Já a soja Conkesta Enlist E3, com a adição de duas proteínas Bt, traz um maior espectro no controle de lagartas, como a Lagarta-da-soja, a Lagartafalsa-medideira, a Lagarta-elasmo, Lagarta-das-maçãs e supressão da Lagarta-armigera e da Lagarta-preta. O produto está em fase de aprovação e deve estar disponível para o produtor a partir da safra 2020/2021.

LANÇAMENTOS DA CORTEVA

VERDICT MAX
herbicida indicado para o controle do amargoso e demais gramíneas na cultura da soja

INTREPID EDGE
tecnologia desenvolvida para controlar as principais lagartas que atacam a cultura da soja

DERMACOR
amplia o espectro de controle de pragas da cultura do milho, como a Lagarta do Cartucho, Coró e Lagarta Rosca, e da soja como a Lagarta-elasmo, Lagarta militar, entre outras

POWERCORE ULTRA
tecnologia garante grande controle dos principais insetos que atacam a cultura do milho

ENLIST
evolução no controle de plantas daninhas, que permite o uso de 2,4-D, glifosato e glufosinato nas
lavouras de soja e milho

TECNOLOGIA XT
família de herbicidas, com formulação tripla e mais concentrada, que evita a reforma do pasto quando as plantas daninhas duras e muito duras tomam controle da área.

ATENÇÃO: Este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente; uso agrícola; venda sob receituário agronômico; consulte sempre um agrônomo; informe-se e realize o manejo integrado de pragas; descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos; leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita; e utilize os equipamentos de proteção individual.
Source: Rural

Leave a Reply