Chuvas dificultam entrada de máquinas no campo. (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)
Os trabalhos de colheita da safra de soja do Brasil evoluíram sete pontos porcentuais última semana e chegaram a 52% da área cultivada com o grão, mostra novo levantamento da AgRural. Segundo a consultoria, as chuvas registradas em diversas regiões do país limitaram o avanço, mesmo assim o ritmo deste ano segue à frente em comparação com a mesma época de anos anteriores.
+ Chuvas deixam pelo menos 5 mil caminhões parados ne BR-163
+ Exportação brasileira de soja cresce em receita e volume
Em 2018, 35% da área havia sido colhida e na média de cinco anos o porcentual é de 37%, diz a AgRural. Os números são referentes até a última quinta-feira (28/3).Além de tornar a colheita mais lenta, as chuvas elevaram os índices de umidade dos grãos colhidos. “Lotes têm chegado aos armazéns com umidade entre 18% e 22% em alguns estados, mas os casos de grãos avariados ainda são pontuais. Além de ainda não terem causado grandes transtornos à colheita, as chuvas são bem-vindas em lavouras que ainda estão enchendo grãos no Matopiba e no Rio Grande do Sul”, diz a consultoria.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural