Araruta (Maranta arundinacea) (Foto: Manuspanicker/Wikimedia Commons)
Qual será o motivo de o pé de araruta apresentar uma produção tão grande?
Andressa da Silva Campos, de São Gabriel da Palha (ES)
Como no passado também se extraía amido da araruta (Maranta arundinacea), é comum ocorrer confusão na identificação da planta que, neste caso, trata-se da Canna edulis. Também chamada popularmente de ralutão ou ararutão, tem produção volumosa, porém é mais dura a extração do polvilho, que não é tão branco quanto ao da araruta verdadeira. Outra espécie do mesmo gênero, da qual se obtém muito polvilho utilizado para a fabricação de biscoitos na Colômbia, é a achira (Canna indica). Aqui, a planta, que tem lindas flores vermelhas e amarelas, é usada como ornamental. Já foram fontes de extração de polvilho a araruta-ovo-de-pata (Myrosma cannifolia) e a araruta-taquarinha (sem espécie identificada).
+ Como plantar araruta
+ Folheto ensina a fazer polvilho azedo em casa
CONSULTOR: NUNO RODRIGO MADEIRA, pesquisador da área de fitotecnia e olericultura da Embrapa Hortaliças, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70351-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9000, www.embrapa.br/fale-conosco
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural