Custos de produção em alta apertam as margens dos produtores rurais (Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)
O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário foi "frustrante" quando comparado ao observado em 2017, disse o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antonio Galvan, em nota. O PIB da agropecuária subiu 0,1% em 2018 ante aumento de 12,5% em 2017 na comparação com 2016.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No quarto trimestre de 2018, o PIB da agropecuária subiu 2,4% sobre igual período do ano anterior. Em relação ao terceiro trimestre, o aumento foi de 0,2%. "No caso da soja e do milho há uma série de fatores que justificam essa estagnação. Como exemplo podemos citar, principalmente, a elevação do custo de produção no campo e o impacto da greve dos caminhoneiros em maio de 2018", disse Galvan, conforme a nota.
+ PIB agro de 2018 não foi por causa da produção de soja
+ Por que o preço do feijão triplicou para o produtor
+ Agro gera mais de 8 mil empregos em janeiro
A Aprosoja-MT destacou que a agropecuária teve desempenho pior do que o da indústria (+0,6%) e dos serviços (+1,3%) em 2018. Conforme o presidente da associação, o mais preocupante não é a estagnação agora e sim o risco de queda do PIB agropecuário em 2019.
"Aumento de tributação, aumento de custo produção que já foi estimado, entre outros fatores, já nos preocupam."A Aprosoja-MT citou dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) de que o custo de produção da safra de soja 2018/19 foi de R$ 3.628,50 por hectare e, para a próxima safra, esse valor deve subir para R$ 3.852,15/hectare.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural