A Basf atribuiu o desempenho negativo no quarto trimestre aos altos custos de materiais e a problemas logísticos (Foto: Divulgação/Basf)
A companhia alemã de produtos químicos Basf anunciou nesta terça-feira, 26, que o lucro líquido no quarto trimestre de 2018, encerrado em 31 de dezembro, caiu cerca de 77% na comparação com igual período do ano passado, para 348 milhões de euros (US$ 395 milhões).
Em igual trimestre do ano anterior, o lucro líquido da empresa havia alcançado 1,54 bilhão de euros. Analistas consultados pela FactSet previam lucro líquido de 502 milhões de euros no período.
A Basf atribuiu o desempenho negativo no quarto trimestre aos altos custos de materiais e a problemas logísticos associados aos baixos níveis de água do Rio Reno. A empresa química já havia alertado o mercado de que o baixo nível do rio Reno deveria gerar impacto negativo de até 200 milhões de euros no lucro do quarto trimestre do ano passado, em função do aperto na oferta.
Já as vendas cresceram 2,3% no período, para 15,59 bilhões de euros, ante 15,23 bilhões de euros em igual período do ano anterior. O resultado veio acima do esperado por analistas, de 14,63 bilhões de euros. O lucro antes de juros e imposto de renda (Ebit) apresentou declínio de 66%, de 1,421 bilhão de euros para 469 milhões de euros.
+ Importação de soja da China recua em janeiro; de milho e trigo aumenta
+ China sinaliza US$ 30 bi em compras dos EUA e ameaça exportações do Brasil
De acordo com a companhia, o recuo deve-se a margens menores nos segmentos de Químicos e Soluções Agrícolas. Na Divisão de Soluções Agrícolas, as vendas da Basf no quarto trimestre de 2018 aumentaram 26,8%, de 1,328 bilhão de euros para 1,684 bilhão de euros.
Por outro lado, a companhia reverteu lucro antes de juros e imposto de renda (Ebit) de 194 milhões de euros no segmento para prejuízo de 46 milhões de euros. O desempenho, segundo a companhia, deve-se à aquisição de negócios e ativos da Bayer em agosto do ano passado.
O grupo confirmou a perspectiva de crescimento lento das vendas e dos lucros nos dois primeiros trimestres de 2019. No comunicado, a Basf informou, ainda, que irá propor dividendo de 3,20 euros por ação no acumulado do ano, superior aos 3,10 euros por ação distribuídos no ano passado. As ações da companhia operam em alta de 4,6% na Bolsa de Frankfurt.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural