Skip to main content

Ainda é possível ocorrer dedos extras em apenas uma das patas, sendo mais comum na esquerda (Foto: Pixabay/Pcdazero/Creative Commons)

 

Tenho um frango com seis dedos. É alguma raça diferente ou uma deficiência?
Ericleia Antunes, de Imbituva (PR)

(Foto: Ericleia Antunes/Arquivo Pessoal)

Entre as muitas variações genéticas em galinhas, a polidactilia (muitos dedos) é uma ocorrência bastante estudada. Além dos quatros dedos existentes na ave, em geral, algumas raças, como dorking, houdan, sedosa e sultan, possuem um quinto mais longo, que se desenvolve a partir do metatarso e sobre o primeiro dedo normal. Também pode haver uma variação com divisão do dedo suplementar, perda do primeiro dedo normal e aparecimento de um quinto dedo com uma falange extra (polifalanges).

Ainda é possível ocorrer dedos extras em apenas uma das patas, sendo mais comum na esquerda. No caso da ave da foto, a descrição indica polidactilia duplicada, com a condição mais frequente com seis dedos. Outra possibilidade é o nascimento de dedos nas canelas ou até a completa duplicação do pé e canela. Em situações extremas, as aves geralmente não sobrevivem. Para evitar o fenômeno, deve-se impedir o acasalamento de galinhas com galos de mesma origem genética, pois a consanguinidade aumenta a frequência de defeitos.

+ Como melhorar a produção de ovos de galinha
+ Adubo orgânico: como fazer um produto biológico com esterco de galinha

CONSULTOR: ELSIO FIGUEIREDO, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Caixa Postal 21, CEP 89700-000, Concórdia (SC), tel. (49) 3441-0400, www.embrapa.br/fale-conosco

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply