"A China e os EUA serão, com certeza, os principais parceiros comerciais da soja", disse o ministro. (Foto: Globo Rural)
O ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Han Chanfu, reafirmou o compromisso de importar mais soja dos Estados Unidos, em meio às tratativas de negociação comercial entre os dois países. "A China e os EUA serão, com certeza, os principais parceiros comerciais da soja", disse o ministro, em uma entrevista coletiva, na noite de ontem.
Changfu afirmou ainda que, apesar dos esforços para aumentar a produção doméstica de soja, a China continuará sendo uma grande importadora da oleaginosa. O ministro comentou que a produção anual do país, de cerca de 15 milhões de toneladas, dificilmente pode atender demanda interna de cerca de 110 milhões de toneladas por ano.
A China fortalecerá os esforços para abrir seu mercado, diversificando as fontes de importação de produtos agrícolas, informou Wu Hongyao, um funcionário do Ministério da Agricultura, na ocasião. "A porta para a importação de soja dos EUA permanecerá aberta, após as negociações comerciais", disse Hongyao, que participou da elaboração da política rural do país.
+ Governo da China anuncia política para impulsionar crescimento do setor agrícola
+ Exportações para a China devem crescer menos neste ano
Autoridades dos dois países estão reunidas em Washington nesta semana, para uma nova rodada de diálogo a fim de concluir as negociações comerciais, até o prazo final da trégua em 1º de março. Fontes apontaram que funcionários de nível ministerial irão comandar a reunião para elaborar uma estrutura ampla de política comercial que, provavelmente, incluirá a importação pela China de mais produtos dos Estados Unidos.
Na terça, 19, o governo chinês anunciou as diretrizes de sua política rural para impulsionar o crescimento das regiões agrícolas, aumentando o apoio político aos produtores, apesar da ampliação das importações agrícolas. A medida integra os esforços de Pequim para conter a desaceleração econômica.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural