Skip to main content

BRS Melodia, lançada pela Embrapa, é uma uva híbrida com boa tolerância a doenças da videira como o míldio e o oídio (Foto: João Henrique Feigueiredo/Embrapa)

 

A Embrapa Uva e Vinho lançou duas novas cultivares de uva adaptadas ao clima temperado do Sul do país: a BRS Melodia, uva rosada de mesa sem sementes, e a BRS Bibiana, para elaboração de vinho branco, com alto grau de açúcar, resistente a doenças e alta produtividade (potencial de 25 toneladas por hectare). Segundo a Embrapa, quando comparadas a outras variedades com a mesa finalidade, ambas demandam menor quantidade de insumos para o controle de doenças.

+ Agrotóxico da soja atinge parreiras e ameaça safra de uva no Rio Grande do Sul

A BRS Melodia é uma cultivar de uva híbrida, com boa tolerância a doenças da videira, como o míldio e o oídio. Com coloração rosada intensa, a cultivar foi criada especialmente para consumo in natura, com sabor de tutti-frutti. Quanto à textura, é uma uva crocante e de casca fina. Segundo os pesquisadores da Embrapa, a BRS Melodia se adaptou muito bem à Serra Gaúcha sob cobertura plástica, região onde esse tipo de cultivo tem crescido.
 

BRS Bibiana é uma cultivar para elaboração de vinhos brancos (Foto: Patrícia Silva Ritschel/Embrapa)

A cultivar de uva branca, BRS Bibiana, é geneticamente resistente às podridões dos cachos, pois eles não são compactos, o que demanda menos tratamentos fitossanitários. O nível de açúcar na maturação é elevado (em torno de 21° Brix) com acidez entre 100 e 120 mEq/litro, características com potencial de elaboração de vinhos que remetem àqueles obtidos a partir de uvas europeias. A nova cultivar se adapta melhor ao clima subtropical úmido da região da Serra Gaúcha.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply