Skip to main content

No churrasco, a carne é o destaque, mas lembre-se de incluir outras opções no cardápio (Foto: Pexels/Creative Commons)

 

Bateu aquela vontade de comer um churrasco? Prepare-se, pois para organizar um encontro é preciso pensar em mais fatores além das carnes. Sal grosso, ervas, bebidas, facas, tábuas, pratos e talheres… Todos os itens são essenciais para garantir um churrasco de qualidade. Eduardo Moretto, especialista em gastronomia do Aurok Açougue Completo, reuniu dicas e acessórios para incluir na sua lista de preparativos. Confira: 

+ Especialista dá 12 dicas sobre churrasco
+ Receita de pastel com massa de angu é delícia caipira que atravessa séculos

Para um churrasco clássico, aposte nos cortes tradicionais, como coxa de frango, picanha, fraldinha e chorizo. Além de saborosos, são simples de preparar. "Caso o churrasqueiro de primeira viagem queira impressionar, indico o flat iron, corte da parte dianteira do bovino que tem baixo teor de gordura, espessura média e é super rápido e fácil de grelhar”, explicou Eduardo.

Durante as compras no mercado, escolha as carnes que tenham uma capa de gordura e tonalidade mais avermelhada, pois isso garante melhor sabor.  Veja também se o produto está dentro da data de validade e não apresenta sinais de podridão. 

Coxa de frango, picanha, fraldinha e chorizo são clássicos no churrasco (Foto: Leonardo 'Leguas' Carvalho/Wikimedia Commos)

 

Para obter uma carne macia, saborosa e suculenta, coloque a peça próxima à brasa do carvão por um período curto de tempo – no máximo 5 minutos de cada lado – para selá-la. “Para quem gosta de cortes mal passados, este é o ponto certo. Para quem prefere ao ponto ou bem passada, termine com a grelha mais alta, garantindo que grelhe de maneira mais homogênea no interior da peça”, ele ensinou.

Sal grosso é o básico para temperar a carne. Contudo, Eduardo indica o uso de temperos para deixá-la mais gostosa – e ainda surpreender os convidados. “Tomilho, ervas secas, azeite, chimichurri e até manteiga antes de grelhar. São ingredientes super fáceis e que fazem a diferença no sabor”, afirmou.

No churrasco, a carne é o destaque, mas lembre-se de incluir outras opções no cardápio! Pão de alho, queijo coalho, vinagrete e arroz branco são acompanhamentos perfeitos.

E antes de sair grelhando as carnes, certifique-se de ter a churrasqueira limpa e os utensílios adequados. “Indico um pegador para carne, um garfo de churrasco e uma faca grande bem afiada”, disse Eduardo. Ah, o carvão e bom humor também não podem faltar!

+ Moussaka: como fazer berinjela grelhada com carne moída
+ Receita de creme de milho com sardinha

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply