Skip to main content

Gado leiteiro na neve, nos Estados Unidos (Foto: Janice Baginski/ Dairy Farmers of Washington)

 

Frio extremo, ventos fortes e neve estão matando rebanhos de gado leiteiros nos estado de Washington e Idaho, nos Estados Unidos. Pelo menos duas mil cabeças morreram apenas no último fim de semana, situação considerada catastrófica por produtores locais.

“Ouvimos histórias de produtores falando em perdas de centenas a milhares de vacas. E ouvimos que leite foi perdido por conta de problemas logísticos durante as tempestades”, disse Matt Gould, da Rice Dairy, ao site AgWeb.

A Associação dos Pecuaristas de Leite de Yakima Valley relata que seus integrantes perderam 1,6 mil vacas em poucos dias. O governo do Estado de Washington declarou estado de emergência e produtores esperam por ajuda futura.

+ Governo manteve competitividade do leite, diz Bolsonaro
+ Leite/Cepea: alta de preço compensa aumento dos custos de produção

Em comunicado, a Dairy Farmers of Washington, que reúne produtores, afirma que a situação está trazendo consequências econômicas e emocionais aos pecuaristas do Estado. “As perdas ocorreram em um momento que já era difícil para os produtores, muitos deles tentando superar a atual volatilidade do mercado”, diz a entidade.

Ainda conforme o site de notícias AgWeb, a despeito das perdas, a expectativa é de impacto limitado sobre o mercado de leite “enquanto produtores da região se preparam para outra onda de ventos fortes a chegar”.

Austrália

 

 

Outro país que tem tido problemas sérios no campo devido ao clima é a Austrália. Diferente dos Estados Unidos, o apís sofre com inundações e as estimativas do setor local dão conta de que 300 mil bois já podem ter morrido.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply