Skip to main content

O imponente touro Caldonegro (Foto: Divulgação/ABCZ)

 

 

Líder. E imbatível. O touraço nelore de nome REM Caldonegro chegou na frente, pela quarta vez, do concorridíssimo e respeitado sumário de touros do Programa de Melhoramento Genético do Zebu (PMGZ), que é organizado e supervisionado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), de Uberaba, Minas Gerais. A entidade divulgou as avaliações nesta semana.

O sumário faz a avaliação de reprodutores de todos os Estados.
Quer mais, caro leitor? Caldonegro, nascido em outubro de 2013, lidera também os sumários da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), presidida pelo mestre Raysildo Lobo, da USP, e o da Embrapa/Geneplus.

Caldonegro compõe a bateria de touros da ABS, empresa de inseminação artificial de Uberaba. Ele é destaque em quesitos importantes de seleção, como área de olho de lombo, carcaça, estrutura corporal, circunferência escrotal e outros avaliados pelo PMGZ. A dose de sêmen do animal custa R$ 45.

O touro é da criação da Genética Aditiva, que possui propriedades no Estado de Mato Grosso do Sul. Seus animais sempre se classificam entre os primeiros nos sumários, mas Caldonegro é insuperável.

E os desempenhos de Caldonegro já refletem na rentabilidade da ABS, que negocia doses de sêmen dele, e da Genética Aditiva. “Quem compra e avalia positivamente a qualidade de sua progênies, volta sempre. Impressiona o sucesso do touro”, comemora Gustavo Morales, gerente da ABS. “Trata-se, indiscutivelmente, de um divisor de águas para a raça nelore”, ele ressalta.
Source: Rural

Leave a Reply