Skip to main content

Imagens de Lalo de Almeida ( Foto: Lalo de Almeida ) (Foto: Lalo de Almeida)

 

Desde o último sábado, dia 26 de janeiro, a revista GLOBO RURAL participa da ampla cobertura da tragédia em Brumadinho, um dos maiores crimes ambientais da história do país, com a morte de mais de 100 pessoas, centenas de desaparecidos e sérios prejuízos ao meio ambiente, à produção agrícola e à economia regional.

Assim que tivemos notícia do rompimento da barragem da mineradora Vale, a Redação da GLOBO RURAL se mobilizou para enviar rapidamente ao local da tragédia uma equipe de jornalismo. Os repórteres Raphael Salomão e Lalo de Almeida (fotógrafo) seguiram imediatamente para Minas Gerais. A assistente Caroline de Oliveira Silva cuidou da logística de transporte e estadia da equipe.

Na Redação, Cassiano Ribeiro edita o material recebido da equipe e das agências de notícias, enquanto Venilson de Ferreira, Alana Fraga, Nathalia Fabro, Sueli Issaka e eu trabalhamos em textos de apoio.

A cobertura jornalística da tragédia de Brumadinho envolve centenas de profissionais e veículos (jornais, emissoras de rádio e TV, sites) do Brasil e do exterior e reafirma o papel fundamental do jornalismo como instrumento de uma sociedade democrática, num momento em que muitos (inclusive algumas autoridades) questionam a relevância da imprensa.

Há hoje uma excessiva valorização das redes sociais, a quem se atribui o papel de “nova mídia”, pretensamente capaz de substituir os veículos tradicionais. A apuração crítica e séria realizada pelos profissionais de imprensa em Brumadinho reaviva ao público a importância do jornalismo para levar à sociedade informação de qualidade. Só os jornalistas e suas redações dispõem de método para realizar uma apuração eficiente dos fatos.

Nos últimos dias, a cobertura não só revelou os responsáveis pelo rompimento da barragem em Brumadinho, como também demonstrou os riscos da flexibilização dos licenciamentos ambientais, que chegou a ser cogitada pelo novo governo.

Pelas imagens dos fotógrafos e cinegrafistas, pelo relato dos repórteres, o Brasil acompanhou o drama das vítimas e o trabalho heroico dos bombeiros e voluntários no mar de lama que invadiu a região.

Nós, da Redação da GLOBO RURAL, reiteramos nosso compromisso com os nossos leitores, de oferecer um jornalismo independente, crítico e pluralista.

+ Vídeo: Equipe da Globo Rural chega ao local da tragédia em Brumadinho

+ Risco de rompimento de outra barragem eleva alerta

+ Fotos: mais uma tragédia ambiental e humana em Minas Gerais

+ Agricultores afetados por lama de barragem podem ser até 400

+ Resgate de corpos atrai curiosos a palco da tragédia

+ Fotos: lama encobre propriedades rurais em Brumadinho
Source: Rural

Leave a Reply