Skip to main content

A combinação de calor e umidade formam o ambiente ideal para a proliferação da doença (Foto: Pixabay/DanielAlon/Creative Commons)

 

Já perdi uma galinha e outras duas apresentam o mesmo problema de diarreia, com fezes esbranquiçadas semelhantes a uma gosma, odor forte e grudentas. O que faço para salvar minha criação?
Ana Rita Sampaio, via Facebook

Os sintomas apresentados pelas galinhas indicam a presença de doença parasitária na criação. Quando instalada no intestino das aves, a enfermidade provoca intensa inflamação do órgão, levando à ocorrência de diarreia com fezes aquosas e/ou em forma de muco. Como também perdem o apetite, os animais diminuem o peso, além de se tornarem apáticos. Ainda têm febre, sede intensa e sonolência. A transmissão é favorecida pelo contato com dejetos do próprio plantel, alimentos mofados, água suja e cama úmida. A combinação de calor e umidade formam o ambiente ideal para a proliferação da doença. Isole as aves contaminadas e aplique antibióticos prescritos por um médico veterinário. No caso de verminose, as galinhas precisam receber vermífugos. Toda a área, instalações e acessórios do galinheiro devem ser desinfetados.

+ Como melhorar a produção de ovos de galinha
+ Adubo orgânico: como fazer um produto biológico com esterco de galinha

CONSULTORA: MARIA VIRGÍNIA F. DA SILVA, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras (ABC Aves); endereço para correspondência: Rua Ferrucio Dupré, 68, CEP 04776-180, São Paulo (SP), tel. (11) 5667-3495, abcaves.com.br

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply