Skip to main content

Hamilton Mourão é o presidente em exercício. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse que a intenção do presidente Jair Bolsonaro de mudar a embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém não deveria ser motivo para um embargo saudita à carne de frigoríficos brasileiros, à medida que ainda não foi concretizada.

"A embaixada não está mudada ainda, o pessoal está se antecipando ao inimigo", declarou Mourão, quando perguntado se a suspensão seria uma retaliação. Das 30 plantas brasileiras que estavam exportando carne de frango do Brasil para a Arábia Saudita, cinco foram descredenciadas. Os motivos oficiais da suspensão não foram anunciados. Mourão desviou de comentar se de fato a embaixada será alterada. "Vamos aguardar."

+ Apenas 25 plantas brasileiras habilitadas continuarão a exportar para a Arábia Saudita

+ Bolsonaro acerta o passo em Davos

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno,também avaliou a decisão da Arábia Saudita de descredenciar cinco plantas brasileiras a exportar carne de frango ao país. "Não dá para saber se decisão dos sauditas teve viés ideológico", disse.

O mundo árabe está enfurecido (com o Brasil)"

Amr Moussa, diplomata do Oriente Médio

Mais cedo, o secretário-geral da Liga Árabe até 2011 e hoje um dos diplomatas do Oriente Médio de maior influência na região, Amr Moussa, afirmou que a decisão seria uma retaliação dos países árabes à ideia estudada pelo governo Jair Bolsonaro de mudar a embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém. "O mundo árabe está enfurecido (com o Brasil)", disse Moussa, que participa do Fórum Econômico em Davos.

"Essa é uma expressão de protesto contra uma decisão errada por parte do Brasil", insistiu.O anúncio do governo saudita foi divulgado na noite de segunda-feira em relatório direcionado ao Ministério da Agricultura do Brasil. Nesta tarde de terça, a medida foi mal recebida pelo mercado e os papéis da BRF lideraram a queda do índice Ibovespa.

As ações ON da BRF chegaram a recuar 4,53%.Segundo uma fonte diplomática, negociações com a Arábia Saudita em torno da forma de produção do frango vinham sendo feitas desde o governo Temer. Os sauditas têm algumas demandas específicas devido a questões religiosas.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply