Deputado Valdir Colatto, futuro chefe do Serviço Florestal Brasileiro (Foto: MDB)
O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) conformou ter aceito o convite da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para chefiar o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), informou o portal G1. De acordo com a reportagem, ele já informou a ministra e afirmou que será um “grande desafio” comandar o órgão.
Ele deve tomar posse do cargo em fevereiro, informa o portal. Um dos principais nomes da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), Valdir Colatto não conseguiu um novo mandato na Câmara dos Deputados nas eleições do ano passado.
Ele tem um histórico de discursos críticos a pontos do Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012. Em diversos pronunciamentos, Colatto já questionou, por exemplo, os porcentuais de reserva legal previsto em lei para os diversos biomas do Brasil.
Do Meio Ambiente para Agricultura
Criado em 2006, o Serviço Florestal Brasileiro fazia parte do Ministério do Meio Ambiente. O órgão é responsável pela administração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), dispositivo previsto no Código Florestal que servirá de base para os planos de recuperação ambiental em áreas rurais.
Com a reestruturação dos ministérios pelo governo de Jair Bolsonaro, o Serviço passou a ficar sob alçada do Ministério da Agricultura.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural