Tribunal de Lyon (França) relatou que estudos científicos e pesquisas sugerem que o glifosato pode ser cancerígeno para humanos (Foto: Thinkstock)
Um tribunal administrativo francês proibiu a comercialização do herbicida Roundup 360, da Bayer, no país. O agroquímico, que é à base de glifosato, é produzido pela Monsanto, adquirida pela Bayer no ano passado. A decisão foi tomada por um tribunal administrativo de Lyon, na manhã desta terça-feira (15/01), que reverteu a autorização de venda do produto no país por "motivos de precaução".
O tribunal relatou que estudos científicos e pesquisas em animais sugerem que o glifosato pode ser cancerígeno para humanos e prejudicial para a reprodução da vida humana e aquática, apesar da aprovação do bloco europeu do ativo químico.
A liberação para a comercialização do agroquímico foi inicialmente concedida pela Agência de Alimentos, Meio Ambiente e Saúde e Segurança no Trabalho da França (Anses), em 2017.
+ Glifosato: entenda o que é e por que é tão utilizado
+ Bayer tornará estudos sobre glifosato mais acessíveis à população
Desde que completou a aquisição da Monsanto, a Bayer enfrenta uma série de litígios judiciais envolvendo o herbicida. A Bayer e a Anses não comentaram o caso até o momento. A decisão judicial permite recursos. Fonte: Dow Jones Newswires.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural