Skip to main content

 (Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)

 

É normal durar mais de dez meses a gestação de uma vaca que foi inseminada artificialmente?
Paula Mota, via Facebook

A vaca leva nove meses para dar à luz um filhote, mas é considerado normal se o nascimento registrar atraso ou antecipação de cerca de dez dias. Porém, se o bezerro ainda não tiver nascido passada essa margem de tolerância, em relação ao período regular da gestação, é provável que haja algum problema na prenhez. Pode ter acontecido um erro de anotação de datas, ou mesmo uma falha na inseminação, possibilitando a cobertura da fêmea por outro touro algum tempo depois. Também existe a possibilidade de a vaca não estar prenhe. Para obter um diagnóstico mais preciso, a recomendação é solicitar a visita de um médico veterinário no local.

+ É normal uma vaca adotar filhotes de animais de outras espécies?
+ GR Responde: inchaço em pescoço de vaca não causa sérios problemas
+ Como tratar cãibras em vacas

CONSULTOR: ALESSANDRO GUIMARÃES, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Rua Eugênio do Nascimento, 610, Dom Bosco, CEP 36038-330, Juiz de Fora (MG), tel. (32) 3311-7400, www.embrapa.br/fale-conosco

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply