Bananeiras de todo o mundo são ameaçadas pelo "mal do Panamá", doença causada por um fungo de solo. (Foto: Thinkstock)
A Holanda conseguiu produzir a sua primeira safra de banana de forma inédita. De acordo com a publicação da BBC, a banana holandesa foi produzida em laboratório, sem o uso de terra ou do sistema hidropônico (onde as plantas são cultivadas imersas em solução nutritiva).
O feito foi idealizado pelo cientista Gert Kema, que buscou uma alternativa para produzir a fruta longe da terra para evitar o chamado “mal do Panamá”, doença provocada pela fungo Fusarium oxysporum que vive em solo e é propagado pela água. O micro-organismo, que pode viver por mais de 20 anos no solo ou em hospedeiros intermediários, é o principal inimigo das lavouras de banana e está disseminado em todas as regiões produtoras do mundo.
+ Holanda investe em fazenda flutuante para aproximar campo da cidade
+ Deputados propõem restrições à importação de banana
O cientista cultivou 60 plantas de bananas em estudas utilizando como substrato fibra de coco (obtido da casca do coco) e lã mineral ou de pedras basálticas. O Brasil é o quarto maior produtor e um dos maiores exportadores de bananas do mundo. Diversas variedades produzidas no país, como a banana maçã, são susceptíveis à doença.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural