O feijão caupi cultivado em Tocantins e no Mato Grosso é o produto com maior desconto no programa (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)
Os agricultores que têm financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) podem ter um bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Neste mês, foram contemplados 14 produtos em diferentes Estados e valem a partir de 10 de janeiro até 9 de fevereiro, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU), na Portaria Nº 2, de 9 de janeiro de 2019, informa a Conab, em comunicado.
+ Conab anuncia resultado de operações de apoio à comercialização
+ Conab estima safra 2018/2019 em 237,2 milhões de toneladas de grãos
O produto com maior desconto é o feijão caupi cultivado em Tocantins, com bônus de 68,24%, seguido do grão produzido em Mato Grosso (67,45%), a manga no Rio de Janeiro (55,36%) e a banana em Pernambuco (55,20%). Além destes três produtos, têm direito a descontos: abacaxi, açaí (fruto), amêndoa de babaçu, borracha natural cultivada, batata, amêndoa de cacau, cana-de-açúcar, mel, raiz de mandioca, sorgo e trigo.
O benefício é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF fica abaixo do preço de garantia, cujo principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela própria Conab. Veja aqui a íntegra da portaria.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural