Defensivos biológicos contêm organismos biológicos, microbiológicos, bioquímicos, semioquímicos ou extratos vegetais (Foto: Thinkstock)
O Ministério da Agricultura informa ter registrado em 2018 volume recorde de defensivos de baixa toxicidade. "Foram 52 novos produtos de um total de 450 registrados. Estes agrotóxicos de baixa toxicidade são aqueles que contêm organismos biológicos, microbiológicos, bioquímicos, semioquímicos ou extratos vegetais, e podem até mesmo ser usados na agricultura orgânica", disse a pasta em nota.
O chefe da Divisão de Registro de Produtos Formulados da Secretaria de Defesa Agropecuária, Bruno Cavalheiro Breitenbach, atribuiu a maior participação desse tipo de defensivo à política do governo federal de priorizar a análise dos processos de registro destes produtos. Ele disse ainda que há uma maior demanda dos produtores rurais brasileiros por alternativas menos agressivas ao meio ambiente e ao consumidor. Conforme a pasta, em 2017 foram registrados 40 produtos de baixa toxicidade entre 405 registrados; em 2016 foram 39 biológicos e 277 no total.
+ Produtores apostam em agrominerais para fortalecer as plantas e melhorar o solo
+ Insumos biológicos estão em alta
+ A era dos insumos biológicos: como a biotecnologia é importante
Source: Rural