Cultivo da erva-mate é concentrado no sul do Brasil (Foto: Editora Globo/ Globo Rural)
Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, entrou em vigor a Política Nacional da Erva-Mate (Lei 13.791/19). O objetivo é incentivar a produção sustentável no Brasil, com elevação dos padrões de qualidade e tecnológico. O projeto original foi apresentado pelo deputado Afonso Hamm (PP/RS).
Entre as medidas previstas, estão crédito oficial para produção, industrialização e comercialização; a assistência técnica e extensão rural, especialmente para os agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais; a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; e as certificações de origem, social e de qualidade.
"Queremos ampliar a base de consumo. Temos o uso do chimarrão, que é utilizado pelo gaúcho. Temos o chá mate. A utilização também do tererê, nos estados mais quentes. Temos várias utilizações. Na formatação de cosméticos. Então, precisamos aprofundar ciência e tecnologia, fazermos pesquisa e promovermos a cadeia produtiva”, diz Hamm, segundo a Agência Câmara.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural