Skip to main content

 (Foto: Wikimedia Commons)

 

Qual é o problema da minha macieira?
Cecília Caspary, via Facebook
 

 (Foto: Cecília Caspary/Arquivo Pessoal)

Não há como confirmar o problema da macieira por meio das imagens, porém a fruteira parece estar sendo atacada por uma infestação do inseto conhecido como pulgão lanígero (Eriosoma lanigerum). Trata-se de uma praga existente na maioria das regiões produtoras de maçã no mundo. Caracteriza-se por apresentar o corpo coberto por uma lanosidade de aspecto esbranquiçado. O pulgão avança pelos ramos, galhos, brotos novos e todas as partes da planta. Quando se alimentam, injetam toxinas que provocam calos e galhas, tornando a árvore frutífera mais suscetível ao ataque de pragas e doenças. Recomenda-se solicitar a visita de um profissional para realizar uma análise local, e indicar o tratamento mais adequado para a recuperação da macieira.

+ Como combater pragas na palma
+ Três dicas para cultivar tomate orgânico em ambiente controlado
+ O que fazer para combater a cochonilha verde no limoeiro?

CONSULTORA: PATRÍCIA DA SILVA GRINBERG, engenheira agrônoma da Emater/RS em atividade na clínica fitossanitária da Embrapa Clima Temperado, Rod. BR-392, Km 78, 9º Distrito, Monte Bonito, Caixa Postal 403, CEP 96010-971, Pelotas (RS), tel. (53) 3275-8100, www.embrapa.br/fale-conosco.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply