Farelo de soja está entre os produtos que terão tarifas reduzidas, segundo o governo chinês (Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)
A China anunciou na segunda-feira (24/12) que vai reduzir tarifas de exportação e importação para mais produtos a partir de 1º de janeiro de 2019. De acordo com o Ministério das Finanças, as tarifas de importação serão reduzidas para mais de 700 produtos, incluindo motores para aeronaves, urânio e robôs usados na indústria automobilística. As tarifas de importação para vários tipos de farelo e matérias-primas usadas em medicamentos serão reduzidas para zero. O ministério disse também que não vai impor tarifas de exportação sobre 94 produtos, incluindo fertilizantes, minério de ferro e alcatrão de carvão.
Siga a Globo Rural no Instagram
Pequim disse também que vai aplicar tarifas menores sobre produtos de 23 países com os quais tinha acordos bilaterais. Esses países incluem Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Suíça e Islândia. As tarifas sobre produtos de Macau e Hong Kong serão reduzidas para zero.A China já reduziu suas tarifas de importação e exportação várias vezes neste ano para impulsionar o consumo doméstico e contrabalançar o impacto da disputa comercial com os Estados Unidos.
+ Rompimento comercial com árabes e China prejudicará o agronegócio
+ Agricultores e governo dos EUA tentam reduzir dependência da China
+ Retrospectiva 2018: veja o que foi destaque na agricultura
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural