O plantio direto só não é indicado para cenoura e batata porque as raízes têm mais dificuldade para penetrar no solo (Foto: Reprodução/TV Globo)
O plantio direto popularmente empregado nas plantações de soja também serve para outras culturas? Um telespectador do programa Globo Rural, da TV Globo, questionou se essa técnica de cultivo também pode ser indicada para as hortaliças. Segundo o agrônomo e pesquisador Nuno Madeira, da Embrapa Hortaliças, o plantio direto também funciona bem para as hortaliças. O especialista afirma que esse sistema de plantio tem três princípios básicos: revolvimento mínimo do solo, cobertura permanente do solo e rotação de culturas.
+ Inseticida natural combate mosca branca de hortaliças
+ Conheça a cobra muçurana
+ Boi com três chifres: fenômeno raro pode ser prejudicial ao animal
De acordo com Madeira, o primeiro passo para adotar o plantio direto é semear a planta que vai servir de cobertura para o solo como milho, sorgo, aveia ou trigo. Diferentemente do sistema convencional, após esse processo as máquinas passam apenas uma vez triturando a palha. Além de proteger o solo, o agrônomo explica que essa cobertura permanente garante matéria orgânica para a planta e ainda gera economia de água.
Confira a reportagem abaixo:
Reportagem produzida e exibida pelo programa Globo Rural, da TV Globo, no dia 19 de agosto de 2018.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural