Skip to main content

A Fazenda Campo Grande, a Fazenda Palmito e o Sitio do Moinho, finalistas do Prêmio Fazenda Sustentável 2018 (Fotos: Fernando Martinho/Ed. Globo)

 

O campeão do Prêmio Fazenda Sustentável 2018 será conhecido na próxima terça-feira (4/12) durante evento que marcará o encerramento da quinta edição do projeto. Os três finalistas são a Fazenda Campo Grande, de Esplanada (BA); a Fazenda Palmito, de Boa Esperança (MG) e o Sitio do Moinho, de Petrópolis (RJ).

As três fazendas foram escolhidas por um júri composto por Edegar de Oliveira Rosa (WWF), coordenador do Programa Agricultura e Alimentos da WWF, José Niemeyer dos Santos, proprietário da Fazenda Terra Boa e vencedor da primeira edição do Fazenda Sustentável em 2014, Mariana Vasconcelos, CEO da empresa de monitoramento de plantações Agrosmart, e José Pedro Lins, consultor em sustentabilidade e professor associado da Fundação Dom Cabral e que integrou o comitê como observador, sem poder de voto.

Seleção

 

Durante a fase de inscrição, realizada entre junho e agosto, os produtores inscritos tiveram que responder a perguntas sobre as práticas sustentáveis e comprovar a adoção dessas práticas em suas propriedades.

+ Os números do Fazenda Sustentável
+ Como mensurar o impacto ambiental de sua fazenda

Passada essa etapa, a Fundação Espaço ECO, responsável pela análise socioambiental do projeto, elaborou um ranking com dez fazendas. Todas as propriedades se caracterizavam por possuir gestão familiar, atividades socioambientais e por produzir energia.

Siga a Globo Rural no Instagram

As cinco primeiras colocadas no ranking foram objeto de análises financeiras e trabalhistas e também passaram por auditorias em campo realizadas pelo Rabobank. Além da boa avaliação agroambiental, as cinco propriedades apresentaram aspectos positivos de governança e bons indicadores sociais. Além das três finalistas, ficaram entre as cinco a Fazenda Barra Grande, de Itirapuã (SP), e o Sítio do Cedro, de Carmo do Parnaíba (MG).

+ Fazenda paranaense é eleita a mais sustentável do Brasil
+ Diversidade ganha espaço no campo

O trabalho de avaliação resultou em dossiês submetidos ao comitê julgador, que escolheu as vencedoras. As três finalistas são marcadas pela diversidade de produção, pela adoção de tecnologias e pela preocupação com o aspecto social.

A Fazenda Campo Grande produz coco irrigado e mel. A Fazenda Palmito trabalha com café, soja, milho, bovinocultura de leite. O Sítio do Moinho produz frutas e hortaliças orgânicas. A edição de dezembro de Globo Rural trará reportagens completas sobre o trabalho das três fazendas.

Fazenda Sustentável

Referência em sustentabilidade agropecuária, o Prêmio Fazenda Sustentável é realizado desde 2014 pela Revista Globo Rural, com o apoio da Fundação Espaço ECO e do Rabobank, responsáveis pela metodologia do projeto. A edição deste ano contou com o patrocínio da Ford Raça Forte e da Sices Solar. O atual vencedor do prêmio é a Fazenda Rio do Pedro, de Santa Maria do Oeste, no Paraná.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply