Skip to main content

Produtor orgânico precisa buscar certificado para o cultivo (Foto: Liz West/CCommons)

 

Quais dicas são importantes para iniciar um plantio de tomate orgânico em estufa?
Alan Carvalho, via Facebook

Existem cultivares de tomate desenvolvidas especificamente para sistemas orgânicos. São rústicas, resistentes a pragas e doenças, e têm capacidade de produção em condições de uso de fertilizantes de baixa solubilidade. Recomenda-se obter mudas em estufas com plástico na cobertura, proteção lateral com tela clarite anti-insetos e, preferencialmente, usando irrigação por microaspersão. Veja mais informações em ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102923/1/Substrato-para-producao-de-mudas-1.pdf.

Sugestões de modelos de estufas e de manejo das condições climáticas internas podem ser verificadas em ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPH-2009/31468/1/ct_38.pdf.

As mudas estão prontas para o transplante entre 25 e 30 dias após a semeadura. Indica-se espaçamento de 1 a 1,20 metro entre linhas e de 0,7 a 0,5 metro entre plantas. Para informações de adubação acesse ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102914/1/Composto-organico-embrapa-hortalicas.pdf.

Há ainda a necessidade de tutoramento para o plantio de tomate e obtenção de certificado, para o produtor fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Leia também: 
>> Tomate: 3 dicas para quem quer plantar a fruta
>> Entenda as causas da podridão apical em tomates

CONSULTOR: FRANCISCO VILELA RESENDE, pesquisador da Embrapa Hortaliças, Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9110, www.embrapa.br/fale-conosco

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply