Skip to main content

Existem diversas causas que podem levar à infecção de uma ferida do jegue (Foto: Pixabay/Efraimstochter/Creative Commons)

 

 

Não conseguimos curar essa ferida que se abriu de um calo e está aparecendo em outras partes do jegue de dois anos de idade, animal de estimação criado solto e que nunca foi usado em serviços. O que mais podemos fazer?
Silvio Haussen, via Facebook
 

Ferida no Jegue de Silvio
Foto: Silvio Haussen/Arquivo Pessoal)

Existem diversas causas que podem levar à infecção de uma ferida. Entre elas, há a habronemose, que é provocada por uma larva de verme, e a pitiose, que é um fungo. Mormo também é uma infecção gerada pela incidência de bactéria e que pode contaminar os humanos. Ainda tem a possibilidade de ser algum tipo de câncer de pele. Por isso, o mais recomendado é solicitar a visita de um médico veterinário da agência de sanidade animal local. Pelo menos, o profissional pode realizar uma coleta de sangue para avaliar o diagnóstico de mormo, a infecção mais perigosa e que exige procedimentos específicos e urgentes por envolver saúde humana. Após a análise, dependendo da localidade onde está o animal, indica-se acionar um outro médico veterinário, ou equipe de alguma universidade próxima, para fazer o diagnóstico diferencial das demais possíveis doenças. Cada uma delas vai ter um tratamento específico. Enquanto isso, todo cuidado deve ser tomado. Isole o jegue e use luvas para o manejo. Nas feridas, aplique antibiótico e repelente em spray. Faça uma vermifugação com ivermectina em pasta oral e repita após 20 dias.

Leia também: 
>> Qual é a idade certa para adestrar burros e cavalos?
>> "O jegue biriba", crônica de Ulysses Luiz da Costa Filho

CONSULTORA: RAQUEL SOARES JULIANO, pesquisadora de sanidade animal e conservação in situ de RGA da Embrapa Pantanal, Rua 21 de Setembro, 1880, Caixa Postal 109, CEP 79320-900, Corumbá (MS), tel. (67) 3234-5800, www.embrapa.br/fale-conosco

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply