Skip to main content

Temperaturas amenas e umidade favorecem a incidência da ferrugem (Foto: Maico Silvestre/Arquivo Pessoal)

Por que as jabuticabas ficam assim e como eliminar esse problema, inclusive, há alguma isca ou veneno caseiro não tóxico para combater as moscas que chupam os frutos?

Maico Silvestri, via Facebook

As pontuações e manchas amarelas presentes nas jabuticabas são sintomas de infecção fúngica. Temperaturas mais amenas e umidade são fatores climáticos que favorecem a incidência da doença conhecida como ferrugem. Solicite orientação de um profissional da área agrícola em lojas especializadas, ou da Secretaria de Agricultura do município, antes de decidir pela utilização de defensivos, já que há uma legislação específica para o uso desses produtos. Em linhas gerais, contudo, para eliminar o excesso de ramos da planta, a poda promove maior arejamento e insolação interna da copa, contribuindo para a manutenção de um ambiente desfavorável ao fungo. As moscas, por sua vez, podem ser controladas com a adoção de armadilhas, que também há disponíveis no varejo de produtos agropecuários.

Leia também: 
>> Jabuticaba melada: e agora? 
>> 7 perguntas sobre o cultivo de jabuticaba

CONSULTOR: JOSÉ EMÍLIO BETTIOL NETO, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (11) 4582-7284, bettiolneto@iac.sp.gov.br

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply