Skip to main content

Lagarta do gênero Caligo pode chegar a 12 centímetros de comprimento (Foto: Harald Süpfle/Wikimedia Commons)

 

Gostaria de saber se é perigoso esse bicho que estava na jaqueta do meu pai depois que ele voltou de roçar o mato.
Jaqueline de Oliveira, de Brusque (SC)
 

Caligo brasiliensis na jaqueta do pai de Jaqueline (Foto: Jaqueline de Oliveira/Arquivo Pessoal)

A lagarta é da borboleta coruja, uma das mais bonitas que vivem na Mata Atlântica. Não é perigosa, nem causa muitos danos à agricultura. São comumente encontradas alimentando-se de folhas de bananeira ou palmeira. Pertence ao gênero Caligo, cujas lagartas podem chegar a 12 centímetros de comprimento, sendo a espécie Caligo brasiliensis considerada a maior borboleta do país. A borboleta coruja pode viver até três meses como adulta, alimentando-se de frutas fermentadas, seiva de árvores e sais em poças de lama. Nas asas, possuem ocelos parecendo olhos de coruja, cuja imagem serve para enganar predadores.

Leia também: 
>> Entenda as fases de crescimento das mariposas
>> Lagartas: 5 dúvidas e espécies do inseto para conhecer

CONSULTOR: JOÃO JUSTI JUNIOR, pesquisador do Instituto Biológico (IB-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, São Paulo (SP), CEP 04014-900, tel. (11) 5087-1701

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply