Cacau é originário da Amazônia (Foto: Globo Rural)
_O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, estimou nesta quarta-feira (24/10), que, em cinco anos, a produção brasileira de cacau deve crescer 50% e atingir 300 mil toneladas. Em 10 anos, o aumento pode chegar a 100%, disse ele no Partnership Meeting 2018, o encontro anual da World Cocoa Foundation (WCF – Fundação Mundial do Cacau). Segundo nota distribuída por sua assessoria, Maggi destacou a sustentabilidade da produção agropecuária do País. Lembrou que na Amazônia, de onde o fruto é originário, o crescimento médio é de 10 mil hectares por ano de sistemas agroflorestais com o produto, incluindo a recuperação de áreas degradadas.
Leia também:
>> Cargill é eleita a melhor empresa do agronegócio brasileiro em 2018
>> Caminhoneiros de GO ameaçam bloquear estradas e exigem frete mínimo
De acordo com Maggi, estão em andamento tratativas finais visando reconhecimento internacional para exportar 20% do cacau brasileiro com selo de qualidade diferenciada. "Queremos vender para o mundo o cacau fino e de aroma, para entrarmos no seleto clube dos 12 países que possuem essa distinção, o que vai nos possibilitar vender o produto especial pelo dobro do preço médio comercializado atualmente", afirmou. Isso será possível, segundo o ministro, com o retorno do país como membro efetivo, com direito a voto, do International Cocoa Organization (ICCO).
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural