(Ilustração: Bárbara Malagoli )
O plantel brasileiro de cavalos é um dos maiores do mundo, com 5,5 milhões de animais leais ao trabalho, esporte e lazer. Quarto de milha, mangalarga, crioulo, puro sangue e árabe, cada região do país tem uma raça predominante, com diferentes atributos, ora mais adequados ao passeio, ora à equitação. Para garantir a prevenção de doenças e o desempenho atlético dos equinos, a Vetnil, empresa familiar com mais de vinte anos de atuação no mercado e sede em Louveira (SP), produz mensalmente duas mil toneladas de medicamentos e suplementos para animais.
Nos últimos dez anos, a empresária Vera Godoy Ribeiro e sua família, donos da Vetnil, viram os negócios avançarem a galope. “A empresa quintuplicou de tamanho. Neste ano, começamos bem, mas tivemos uma pequena retração no segundo semestre, devido à insegurança gerada pelas incertezas do cenário político. Ainda assim, esperamos crescer”, diz Vera, que calcula uma média de crescimento na ordem de 20% anuais na última década.
A empresa faturou R$ 95,0 milhões no ano passado, alta de 10% em relação ao ano anterior. A expectativa, para este ano, é um pouco menor: 8%, graças às atuais dificuldades econômicas e políticas do Brasil. “O mercado de saúde animal sentiu menos do que outros setores a crise que o país vem enfrentando, mas seu crescimento, apesar de estar acima do PIB, também foi comprometido”, observa Vera. Em 2017, contudo, a Ventil comprou uma nova área em Louveira. O plano é ampliar a capacidade produtiva da companhia e transferir as operações instaladas em Itupeva (SP), onde está a sua segunda fábrica, para as imediações da sede. Mas Vera prefere não detalhar o projeto, por enquanto, pois ainda está em fase de planejamento.
Fundada em 1998 pelo médico veterinário João Carlos Ribeiro, especialista em equinos, a Vetnil se consolidou no setor firmando parcerias com criadores de cavalos, associações e eventos de hipismo. “Contribuímos com o segmento como um todo, sempre focados em fornecer produtos de alta qualidade, compatíveis com a realidade brasileira”, afirma João, marido de Vera e pai de Bruno e Giuliana, os outros dois diretores do negócio. Em um considerável quadro de colaboradores, a Vetnil trabalha com 120 médicos veterinários para garantir a qualidade dos produtos que oferece.
Quatro anos após sua fundação, a empresa passou a atuar no mercado pet, que hoje corresponde à metade das vendas. “O mercado de saúde animal no Brasil apresentou um grande desenvolvimento nas duas últimas décadas”, conta Vera. Segundo ela, o portfólio de produtos atualmente disponíveis para animais domésticos e cavalos criados em haras garante não somente as necessidades dos quadrúpedes, mas também a dos veterinários. “Antigamente, os tutores de cães, gatos e equinos tinham que recorrer a produtos indicados para humanos, que não tinham apresentações, concentrações e testes que assegurassem sua eficácia nos animais”.
Leia a reportagem completa no 14º Anuário do Agronegócio Globo Rural, disponível nas bancas e no Globo +.
Source: Rural